20 de julho de 2010

João Moutinho, "um jogador à Porto"

Em Abril de 2008, Pinto da Costa numa entrevista à revista Visão afirma que João Moutinho é um "jogador à Porto". Passados cerca de dois anos, mais propriamente no dia 4 de Julho de 2010, João Moutinho assina pelo FC Porto.

Na altura que Pinto da Costa elogiou João Moutinho - poderá haver melhor elogio para um jogador que ouvir dizer que é um "jogador à Porto"? - muita gente ficou surpresa, mas agora que ele está no Dragão já toda a gente percebeu que Pinto da Costa é como o Vinho do Porto, quanto mais velho melhor.

Quando se fala de um "jogador à Porto" fica subentendido que se trata de um jogador com uma grande entrega ao jogo, sem medo de ir à luta, com vontade de vencer. O João Moutinho reúne todas essas características. Por isso não ficaria admirado se daqui por alguns (poucos) anos ele fosse capitão de equipa.

Esta contratação foi a «bomba» deste defeso, e deixou incrédulos os sportinguistas, eufóricos os portistas e indignados(?) os benfiquistas. Aliás, ainda mais indignados do que quando o Benfica deu o João Vieira Pinto ao Sporting.

Esta transferência foi a mais cara de todos os tempos entre clubes portugueses, mas não foi assim tanto como algumas pessoas nos deram a entender. Ou seja, o FC Porto não pagou €11 Milhões mais Nuno André Coelho e ainda perdoou uma dívida ao Sporting CP referente ao «negócio Hélder Postiga» por 75% do passe de João Moutinho. Lendo o comunicado enviado pelo FC Porto à CMVM podemos concluir o seguinte:

- O FC Porto ficou com 100% dos direitos desportivos do João Moutinho.
- O FC Porto "perdoou" ao Sporting CP um futuro pagamento de metade da verba realizada na venda de Hélder Postiga.
- O FC Porto aceitou pagar ao Sporting 25% da margem de lucro que tiver com uma possível venda de João Moutinho.
- O Sporting pagou ao FC Porto €1 Milhão por Nuno André Coelho.
- O FC Porto manteve metade do passe de Nuno André Coelho.

São pequenos detalhes que no fim podem valer alguns milhões de euros.

Quanto a nós, adeptos portistas, já começamos a fazer de tudo para que o Moutinho se sinta em casa:


Tu aqui vais jogar
Tu aqui vais jogar
Para ganhar
Ser campeão
Ser campeão
João Moutinho
João Moutinho
João Moutinho
João Moutinho

Bem-vindo, Moutinho! Como tu mesmo disseste, agora estás do lado certo do Dragão.