30 de março de 2012

Obrigatório vencer

O FC Porto tem obrigatoriamente de vencer este jogo frente ao Olhanense para continuar a depender apenas de si para revalidar o título de campeão de Portugal. Imediatamente após o final do FC Porto-Olhanense, começa no Estádio da Luz o Benfica-Sp.Braga. Este facto dá ainda mais importância à vitória neste jogo, pois já é certo que pelo menos um dos adversários directos perderá pontos.

Partindo do princípio que o FC Porto vence o seu jogo, os seguintes cenários são possíveis:
  • Sp.Braga e Benfica empatam: o FC Porto assume o primeiro com um ponto de vantagem sobre o Sp.Braga e três sobre o Benfica. Com esta combinação de resultados o empate em Braga na próxima jornada é suficiente para o FC Porto manter a primeira posição, mesmo que o Benfica vença o Sporting em Alvalade.
  • Sp.Braga vence o Benfica: o Sp.Braga mantém-se como líder da classificação com um ponto de vantagem sobre o FC Porto e cinco sobre o Benfica. Com esta combinação de resultados o FC Porto terá de vencer em Braga para voltar a liderar a classificação.
  • Benfica vence o Sp.Braga: o FC Porto passa a liderar o campeonato com um ponto de vantagem sobre o Benfica e dois sobre o Sp.Braga. Se isto acontecer, o FC Porto terá de vencer em Braga para continuar líder independentemente do resultado do Sporting-Benfica.
Olhando a estes cenários, parece-me evidente que o melhor resultado para o Benfica-Sp.Braga será mesmo o empate.

São muitas contas. Contas essas que eram completamente desnecessárias se a nossa equipa tivesse comprido o seu dever frente à Académica e ao Paços de Ferreira, para falar apenas nos deslizes mais recentes. Agora não temos outra solução a não ser vencer os nossos jogos todos, caso contrário o título poderá torna-se numa miragem.