29 de maio de 2012

Uma excelente notícia com o nome de FC Porto B

Acabou a especulação, o FC Porto inscreveu mesmo uma equipa B para a próxima edição da Liga de Honra. Depois do grande fracasso que foi o projecto «Visão 611» - que tinha como objectivo colocar jogadores da formação a jogar pela equipa principal -, surge de novo elo perdido entre a formação e o plantel principal.

As equipas B têm algumas regras diferentes em relação às outras equipas que competem na Liga de Honra. Embora possam ganhar o campeonato estão impedidas de subir, mas em caso de ficarem em zona de despromoção na tabela classificativa descem de divisão. Ainda há o facto de serem despromovidas automaticamente caso a equipa principal desça de divisão, pois equipa A e B não podem disputar o mesmo escalão. Mas para mim a regra mais importante é a do limite de idade, uma vez que as equipas B apenas podem convocar no máximo três jogadores com idade superior a 23 anos para cada jogo. Assim sendo, obriga as equipas a apostar na juventude e ao mesmo tempo não impede que um ou outro jogador da equipa principal jogue pela equipa B para recuperar ou não perder o ritmo competitivo. Dito isto, escusado será dizer que qualquer atleta que esteja inscrito pela equipa A pode jogar pela equipa B e vice-versa.

O FC Porto tem agora uma oportunidade de potenciar os seus talentos sem ter de recorrer a empréstimos sucessivos. Nos últimos anos vimos sair jogadores como Paulo Machado e Vieirinha, que poderiam ter-se afirmado caso a equipa B não tivesse sido extinta em 2006.

Embora seja tarde demais para alguns, neste momento a equipa B pode apressar a inclusão de jogadores como Sérgio Oliveira, Iturbe, Kelvin e Atsu, entre muitos outros, na equipa principal do FC Porto.

Agora só nos resta aguardar por notícias quanto à formação do plantel, equipa técnica e o local onde a equipa trabalhará e realizará os jogos. Isto com a certeza que a equipa B será uma realidade já em 2012/2013.