21 de fevereiro de 2013

A segunda vida de Izmaylov

Marat Izmaylov chegou a Portugal, mais concretamente ao Sporting CP, por empréstimo dos russos do Lokomotiv Moskva na época 2007/2008. Depois de uma boa época ao serviço do clube de Alvalade, começaram a surgir os rumores de que o FC Porto estaria interessado em contratar o talentoso médio. Esse rumor não foi confirmado e o russo acabou por ficar em Lisboa, custando ao clube leonino 4,5 milhões de euros.

Ao serviço do Sporting, Izmaylov, entre inúmeras lesões, problemas disciplinares e algumas grandes exibições, venceu apenas três troféus - duas Supertaças e uma Taça de Portugal. Muito pouco para cinco épocas e meia ao serviço de um clube com as aspirações do clube verde-e-branco e para um jogador com o talento do médio russo.

Em Janeiro deste ano, Izmaylov faz o percurso inverso de Miguel Lopes e troca o Sporting pelo FC Porto. A contratação foi recebida com alguma desconfiança pelos portistas, mas em pouco tempo de azul-e-branco já começa a conquistar a confiança dos adeptos.

Chegou ao Dragão numa altura em que, entre lesões e ausências para representar as suas selecções, o ataque do FC Porto encontrava-se quase sem opções e começou a ser utilizado por Vítor Pereira de forma imediata. Pouco a pouco foi aumentando a sua condição física e, embora ainda não seja a ideal, já consegue fazer um jogo completo, cenário impensável há um mês atrás.

A versatilidade e competência táctica do russo, aliadas à sua qualidade técnica, fazem dele um reforço de peso para o plantel portista pois, além de ser uma opção forte para jogar sobre ambas as alas, pode ainda ser uma alternativa válida a Lucho. Numa altura em que o campeonato entra numa fase decisiva, com as eliminatórias da Liga dos Campeões pelo meio, Izmaylov parece ter deixado as lesões para trás e começa a recuperar o nível que mostrou quando chegou a Portugal, estando ainda a tempo de ser uma figura de destaque na equipa do FC Porto já esta época.

Aos 30 anos e com um contrato de duas épocas e meia, Izmaylov parece ter ganho uma nova vida de dragão ao peito.