20 de novembro de 2013

Sorteio da Taça da Liga 2013/2014

Sporting, Marítimo e Penafiel. Foram estes os adversários que calharam em sorte ao FC Porto para a fase de grupos da Taça da Liga 2013/2014.


Todos nós sabemos que não é hábito do FC Porto apostar forte na Taça da Liga mas, no entanto, este ano, face ao sorteio, existe uma motivação extra: terminar prematuramente a época do Sporting. O clube presidido por Bruno de Carvalho tem vindo a colocar-se em bicos de pés - fora de campo, porque lá dentro não basta falar muito... -, por isso não haverá nada melhor do que ir a Alvalade comprometer-lhe a continuidade na Taça da Liga, que a par do campeonato - veremos até quando - são as únicas competições que os Leões podem vencer após não se terem apurado para as competições europeias e terem sido já eliminados da Taça de Portugal.

Com os jogos espaçados por sensivelmente uma semana entre eles (Olhanense no Dragão para o campeonato, Sporting em Alvalade para a Taça da Liga, eliminatória da Taça de Portugal a sortear na próxima sexta-feira e Benfica na Luz para o campeonato), não existe a necessidade de poupar jogadores durante este ciclo. Muito provavelmente até se aconselha o contrário para que os habituais titulares não percam o ritmo de jogo.

Existe ainda a aliciante de poder receber o Benfica nas meias-finais desta mesma Taça da Liga, uma vez que ficou estabelecido que o vencedor do Grupo B, onde se encontra o FC Porto, receberá o vencedor do Grupo D, onde estão inserido Benfica, Nacional, Gil Vicente e Leixões.

Num grupo de quatro equipas onde se disputa apenas um jogo entre cada uma delas e só o primeiro classificado se apura para a fase seguinte, qualquer mau resultado pode ditar o afastamento da competição. Assim sendo, FC Porto e Sporting terminam o ano de 2013 com a possibilidade de praticamente impedirem um rival de conquistar um troféu. Espero que Paulo Fonseca não conceda facilidades à equipa verde e branca.

Jogos do FC Porto (datas e horários ainda provisórios):

Sporting - FC Porto, 29 de Dezembro de 2013 às 16:00
FC Porto - Penafiel, 15 de Janeiro de 2014 às 16:00
FC Porto - Marítimo, 25 de Janeiro de 2014 às 16:00