17 de outubro de 2014

FC Porto com tratamento especial

Desde que o sorteio ditou um FC Porto - Sporting na Taça de Portugal que se tem assistido por parte da grande maioria da comunicação social uma campanha de moralização da equipa lisboeta. O ponto alto dessa campanha chegou ontem na capa do Record, onde a manchete dava-nos conta do facto de Slimani estar de pé quente por ter marcado ao serviço da selecção argelina. À direita, de forma mais bem discreta, é dada a informação de que também Brahimi marcou um golo ao serviço da selecção que, por acaso, até é a mesma de Slimani. Ou seja, poucos dias antes de se defrontarem ao serviço dos respectivos clubes, Brahimi e Slimani marcaram no mesmo jogo enquanto representavam a mesma selecção, mas só um deles é que tem o "pé quente". São exemplo como este que deixam à vista que para a direcção deste jornal o que importa é o FC Porto não ganhar.

Mas o Record não é caso único. Tem sido moda há uns anos a esta parte dizer e escrever que o Sporting, na condição de visitado, não perde um clássico com os Dragões desde 5 de Outubro de 2008. A história repete-se a cada visita do FC Porto a Alvalade. No entanto, não tenho memória de ler ou ouvir algo em relação à última vitória leonina no Dragão. Tal acontecimento foi a 17 de Março de 2007, jogava ainda o João Moutinho no Sporting e o jogo foi arbitrado por Pedro Henriques. Outra curiosidade foi o facto do único golo do jogo surgir na marcação de um livre directo inventado. Mesmo para um empate é preciso recuar até 28 de Fevereiro de 2009. Mas tudo isto são curiosidades que não interessam aos meios de comunicação nacionais. Como li no Portistas de Bancada, notícia é o FC Porto não ganhar em Alvalade desde 2008.

Na última recepção ao Sporting, o FC Porto conseguiu vencer por 3-1 com golos de Josué, Danilo e Lucho. Algo semelhante para amanhã seria agradável.