21 de outubro de 2014

Uma rica vitória


A vitória, só a vitória e nada menos do que a vitória interessava. Não que um empate, por exemplo, complicasse o apuramento, mas era a única resposta possível à eliminação prematura e dolorosa da Taça de Portugal. Com Casemiro, Herrera e Quintero a repetirem a titularidade, foi dos pés do colombiano que saiu a assistência para o número 16, mesmo no fim da primeira parte. Grande jogada, sublinhe-se!

Os bascos assustaram com uma bola ao poste, mas a equipa de Lopetegui, sem ser deslumbrante, trocava bem a bola e looonge da baliza de Fabiano. Notou-se que os jogadores quiserem descomplicar a primeira fase de construção e não hesitaram em aliviar sem cerimónias quando necessário. No segundo tempo, houve uma pequena regressão. O Bilbao foi mais afoito e chegou ao golo da maneira mais previsível: aproveitamento de uma oferta. A gentiliza coube a Herrera, desta feita e três jogadores não foram capazes de impedir o remate de Fernandéz.

 O meio-campo tinha dificuldades em pegar no jogo e empurrar a equipa, assim como em cobrir defensivamente. Aliás, tem sido uma constante e um problema por resolver. Óliver Torres, o médio com mais capacidade em receber e distribuir a partir de trás, começou no banco.

Lopetegui mexeu na equipa, com as entradas de Rúben - exibição agradável - e de Ricardo Quaresma que deu um grito de raiva e revolta. Remate certeiro que contou com a ajuda do "portero", mas não podemos sempre ser nós a sofrer golpes destes. O festejo do Harry Potter encarnou a voz de todos nós.

Até ao fim do jogo, o Bilbao ainda pregou um susto num livre, a castigar uma falta completamente desnecessária de Alex Sandro, mas a vitória não fugiu ao Dragão, que também cheirou o terceiro golo por intermédio de Jackson. O colombiano esteve bem em tudo menos na finalização, há dias assim.

Três pontos fundamentais que dão confiança à equipa e projectam a passagem aos oitavos. Vamos em frente!

Sobre aqueles que vão ao Dragão equipados à Porto e apoiam a equipa adversária, falaremos noutro post.