22 de outubro de 2014

Vocês são uma vergonha


Os adeptos do Bilbao merecem todo o meu respeito. Coloriram a cidade de forma animada e respeitadora. Vi imensos bascos com cachecóis e outros adereços do FC Porto, sendo que também foram trocando cânticos com a malta da casa. Ok, deve ter havido alguma excepção, facilitada pela Super Bock, mas estas coisas também fazem parte do espírito da Champions. O Atlético de Bilbao está a fazer uma época miserável na Liga Espanhola: oito jogos, uma vitória, dois empates e cinco derrotas. Mas invadiram a cidade invicta para apoiar o clube que amam. Também podia dar o exemplo dos adeptos do Dortmund, mas nem vale a pena, já são mentalidades completamente diferentes, formas muito distintas de interpretar esse conceito de "adepto".

Vocês, que vão ao Dragão assobiar, são uma vergonha. Não merecem o clube que têm, não merecem alapar esse cu no Estádio do Dragão. Não são impacientes, são ridículos. Muitos de vocês já deviam estar a subir a Alameda ou a carregar o Andante quando o Kelvin marcou. E sabem que mais? Fantástico, muito, muito, muitíssimo bem feito! Adorava que isso vos acontecesse sempre. Deliro com o facto de, por nem se terem dado ao trabalho de ficar até ao fim para aplaudir a equipa, terem perdido ao vivo um dos mais momentos mais emocionantes e eufóricos da história do clube. Havia milhares de pessoas que teriam bebido água do mar às refeições durante um mês só para ter um lugar naquele estádio, enquanto outros tiraram bilhete mais cedo.

Ontem, também não faltava quem quisesse ver o jogo ao vivo. Mas uns vivem a quilómetros de distância, outros não têm condições económicas para serem sócios do clube, como eu por exemplo. Nota: bilhetes exclusivos para sócios, mais uma vez, porquê? É que havia imensos bascos espalhados pelas outras bancadas na mesma e havia...

O tema já é um clássico no debate entre portistas. Assobiar ou não assobiar, eis a questão. Não, foda-se, não!! A equipa é nova, jovem, está em construção. Precisa de apoio e de sentir empurrada pelo SEU público, não puxada para trás à mínima coisa. O Maicon está hesitante com a bola nos pés porque não tem linhas de passe. Sabem o que fazem os assobios? Põem três jogadores adversários em cima dele. E estou a ser metafórica, para o caso de não perceberem. Temos cometido muitos erros e isso faz a equipa entrar numa espiral de nervos quando as coisas não correm bem, mas isso resolve-se. No entanto, não se vai resolver de um jogo para o outro.

Metam nessas cabecinhas, e estou segura que não deve faltar espaço, que assobiar a equipa não ajuda em rigorosamente nada. Nada. Só faz com que os jogadores se sintam mais pressionados, mais nervosos, mais ansiosos e isso só potencia mais asneiras. É assim TÃO difícil de entender que se as coisas estão más os assobios só as põem piores? Vão ao Dragão para ver a equipa perder? É que se vão, aí tudo bem, os assobios aproximam-vos desse objectivo, sem dúvida.

Ontem foi mais um exemplo brilhante. Algures na primeira parte, uma troca de bola mais pausada a meio-campo foi suficiente para soltar o assobio. Um jogador demora dois segundos a mais a fazer um passe, assobio. Defesa troca a bola, assobio. Um jogador erra um passe, assobio. Fabiano faz uma excelente defesa a negar o golo. Aplaude-se a acção do brasileiro, damos-lhe força? Nããõoo, vamos assobiar mas é. Mas o crème de la crème da noite de ontem foi a substituição de Casemiro. Simplesmente vergonhoso. A exibição do Casemiro poderia ter sido a pior dos últimos dez anos que não há desculpa ou justificação possível para aquilo. A não ser que, claro, o médio fizesse asneira de propósito.

Os jogadores não são burrinhos, não precisam que uma pessoa produza um som agudo com a boca para perceberem que fizeram alguma coisa de errado. E, definitivamente, não param de fazer asneiras por ouvirem assobios.

"Eu pago bilhete, se quiser assobiar assobio, estou no meu direito." Repito: Vais ao Dragão para a ver a equipa perder?
"Oh pah, mas aqueles gajos não jogam nada!" Tudo bem, também me enervo com os golos oferecidos. Mas quero que os erros parem, não quero aumentá-los.
"Pff...ganham milhões e não podem com assobios, as meninas?" Insisto, vais ficar mais feliz se a tua equipa de milhões perder? O dinheiro não faz deles menos humanos. Gostavas de ter um gajo a melgar-te de forma insuportável enquanto fazes o teu trabalhinho?

Se querem mostrar desagrado com a equipa, façam-no. Assobiem, tragam apitos, tragam aqueles dos cães também, berrem, esperneiem, insultem... mas façam isso no fim do jogo. Os jogadores ficam com as orelhas quentes na mesma.

O Futebol Clube do Porto não precisa desse tipo de "apoio" para nada. Fiquem em casa. "Ando aqui a poupar dinheiro para vir ao estádio e é isto?". Olha, pega no dinheiro e vai à ópera, ao cinema, ao teatro, mas fica a milhas do Dragão. Quando o nosso presidente foi insultado na sua própria casa já não sabiam usar o filho da puta do assobio.