28 de fevereiro de 2015

Carta Aberta a Vítor Baía

Vítor,

como deves ter consciência, foste um ídolo para milhões de portistas durante a tua carreira como guarda-rede do FC Porto. Se bem te lembras, foi no FC Porto que tiveste os maiores sucessos desportivos da tua vida e foi o FC Porto quem comprou uma guerra com Scolari e a FPF quando foste injustamente excluído da Selecção. Não conheço um único portista que não te tivesse apoiado e criticado o seleccionador e/ou a FPF durante essa altura.

É a esses adeptos e ao único clube que sempre te apoiou que vais virando as costas. Não sei se estás ressentido com alguma coisa do teu período pós-jogador no clube ou se disseste o que disseste para agradar à tua entidade patronal. Compreendo que tenhas passado por uma situação financeira difícil - a mesma foi do conhecimento público -, mas não acredito que fosse mesmo necessário andares por aí a apregoar mentiras. Ou estarás a preparar uma candidatura à LPFP ou mesmo à FPF? Parece que agora é moda quem o faz querer demarcar-se do passado no FC Porto ou então assumir-se como adepto de outro clube mais do agrado da comunicação social. De qualquer das formas, deixa-me que te esclareça umas coisas:

Normalmente é verdade o que dizes em relação à arbitragem: no final todos são beneficiados e prejudicados. Mas o que se tem passado é que temos assistido a um acumular de erros sempre em favorecimento do Benfica. Sempre. Quase todas as jornadas se passa qualquer coisa estranha. Ou é o FC Porto que tem uma arbitragem "infeliz" e é prejudicado, ou são os adversários do Benfica que decidem não jogar na máxima força - seja não utilizando os melhores jogadores, seja trocando de guarda-redes -, ou é o Benfica que beneficia das decisões disparatadas da equipa de arbitragem. Isto é evidente para todos. Tão evidente que até o Rui Santos já falou em campeonato forjado. Será que não vês os jogos do Benfica? Se é por isso até compreendo a tua ignorância, eu próprio deixei de ver grande parte desses jogos pelo mesmo motivo que deixei de acompanhar a WWE: já não tenho pachorra para desportos onde os vencedores são decididos previamente. Só assim se justifica que tenhas tido essas considerações infelizes.

Com este andar (ou andor, como queiras), será mesmo graças às enormes ajudas externas que o clube A, B ou C será campeão. E o Benfica é o clube A, B e C na cabeça dos árbitros. Se ainda há qualquer coisa de FC Porto aí dentro, procura ficar mais atento à realidade que te rodeia. E se algum dia precisares de voltar a sentir o que é ser Porto, procura o sportinguista e teu amigo Costinha. Certamente que ele te fará relembrar muitas coisas de que foram vítimas enquanto jogadores do FC Porto.

Em semana de FC Porto - Sporting houve quatro vozes, além das habituais, que se levantaram para atacar o FC Porto e Lopetegui: a de José Eduardo Moniz, a de João Gabriel, a de Jorge Jesus e a tua! Pensa nisso.