26 de abril de 2015

Táctica a mais para vontade a menos

E assim se perde um campeonato que devia ter sido ganho facilmente.

3 comentários:

  1. Mas que triste título!
    O benfas colocou três autocarros, não fez nada , e o comentário é esse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não competia a eles fazer o que quer que fosse. Teoricamente, até a derrota por 1-0 até lhes servia. Durante a semana falarei do jogo com mais calma, mas agora fica só a realidade de que faltou coração ao FC Porto.

      Eliminar
  2. Em suma, há duas formas de olhar para isto.

    1) A equipa é nova, mas corresponde a um projecto em formação. Sao dores de crescimento. Lopetegui, apesar de ser um bom treinador, não conhecia bem o campeonato. O Benfica foi tremendamente ajudado.

    Se é verdade que o Benfas foi levado ao colo, o resto das asserções são falsas. Vai haver sangria no plantel, logo não há projecto. Lopetegui asneou alem do justificável pelo desconhecimento do campeonato, cometendo erros dignos de versão B do Prof. Neca.

    2) A época foi mal planeada desde o principio, a começar pelo perfil de treinador escolhido. O plantel foi construido de forma deficiente, com lacunas no eixo da defesa e parte do miolo. Lopetegui andou meses tentando implementar uma tactica a Barcelona, sem um Xavi, nem um Busquets, e a equipa não produziu nada, tendo imensas dificuldades em criar lances de perigo, usando de uma posse de bola autoritária, mas inócua, longe das zonas de finalização. Lopetegui amarrou durante meses os extremos as alas, abdicando do jogo interior e da construção no corredor central. Depois do Inverno alterou o modelo e teve melhores resultados, mas tarde de mais. Houve erros de gestão básicos durante a época (participação de Brahimi no CAN, ficha disciplinar dos laterais na Champions, rotação inadequada do plantel nas varias competições, etc.). Lopetegui claudicou em momentos-chave. Por duas vezes o Benfica abriu as portas para uma reviravolta na classificação - nas duas falhamos redondamente. Falhamos - não vale a pena nega-lo - na abordagem ao jogo do Dragão contra o SLB. Falhamos na Taca de Portugal e na Taca de Liga de forma clamorosa. E falhamos na Champions com estrondo. A isto tudo há que juntar o falhanço de comunicacao da SAD. Fomos mal-tratados, caluniados, acusados, prejudicados varias vezes durante a presente temporada. A reação institucional do FCP foi pueril, ou mesmo inexistente.

    Ja espero a avalanche de insultos. Normal - todos queremos ver o nosso FCP ganhar. Mas fazendo o balanço total de tudo o que tenho visto, parece-me que os aspectos negativos ultrapassam em muito os positivos. Vai muito enganado quem pensa que daqui vai sair alguma coisa boa no futuro. Lopetegui não é o treinador que precisamos e esta forma de projectar um plantel vai contra a cultura que havíamos instituído ao longo de décadas.

    Esta é a minha visão das coisas e espero com fervor estar enganado.

    ResponderEliminar