3 de agosto de 2015

Osvaldo e Lucas Lima

Um é ponta-de-lança e o outro médio-criativo. Embora não sejam posições extremamente carenciadas, é notório que se for possível acrescentar alguma qualidade a estes sectores o FC Porto não vai dizer que não. Mas às vezes é preciso saber dizê-lo porque há situações que em nada favorecem o clube, sendo que qualquer uma das duas em que os jogadores se encontram, embora diferentes, são um aviso de problemas futuros.

Osvaldo é um jogador que teve problemas por todos os clubes que passou, sendo conhecidas algumas histórias de agressões a colegas de equipa. Sendo neste momento um jogador livre de assinar porque quiser, decidiu assinar por um clube-empresa uruguaio de segunda linha para poupar uns trocos em impostos quando assinar pelo clube que irá efectivamente representar em 2015/2016. Tendo em conta a bagagem que trás, até que ponto não seria prudente o FC Porto afastar-se do negócio?

Lucas Lima é um caso diferente: 80% do passe pertence à Doyen e talvez seja maior o interesse deste fundo em colocar o jogador no FC Porto do que a vontade dos dragões em contar com ele. Apesar de tudo foi feita uma proposta ao Santos e ao jogador, sendo que o este último não se coibiu de vir a publico classificar a proposta portista como muito má. Apesar disso, o FC Porto parece continuar interessado. O interesse no jogador é real ou é preciso pagar no imediato um favor à Doyen?

O que está em causa não é a qualidade dos jogadores, mas sim as atitudes gananciosas que ambos estão a revelar e os contornos absurdos que os negócios estão a assumir. O FC Porto tem de saber defender os interesses próprios e definir previamente uma linha até onde ir. Permitir todo o tipo de exigências a jogadores e clubes/fundos que detêm os passes é um péssimo caminho a seguir. Osvaldo e Lucas Lima são apenas dois jogadores em milhares com qualidade para jogar ao mais alto nível, por isso não há justificação para que o clube ceda aos caprichos de quem quer que seja.

4 comentários:

  1. Lucas Lima : a partir do momento que falou publicamente de proposta do FC Porto ("muito ma") devia ser descartado. Nunca mostrou interesse em vir para o FCP... sempre dizia que queria ficar no Santos pelo menos ate o fim do ano... Se um jogador nao quer vir entao que fique no Brazil porque dificilmente se adaptara. Vi vários vídeos e nao me convenceu... sempre com muito espaço e tempo de decisão... agora mostram o golo que marcou de fora da área mas ele perdeu a bola quando foi apertado e teve sorte do defesa devolver-lhe o esférico. Tera que fazer muito mais para justificar um ordenado "muito bom"... O que me cheira e que a Doyen ajudou o FC Porto com Imbula, deu 10m Euros mas O FC Porto mantém 100% do atleta... agora o FC Porto paga 10m Euros para comprar um jogador que pertence quase exclusivamente a Doyen... coincidência?

    Pablo Osvaldo: Por mim este pode vir já que nao ha muitos jogadores com o seu perfil muito semelhante a Jackson. Se o jogador pagar menos impostos por estar registrado no Uruguai entao com certeza nao teremos que lhe pagar tanto pelo empréstimo so espero que recebemos alguma percentagem se o jogador for vendido (mesmo que seja por pouco já que tem 31 anos). Quando o Casillas estava a negociar com o Real Madrid foram os impostos em Portugal que quase deitaram o negocio abaixo... nao me surpreende que estejamos preparados para negócios deste tipo para evitar a burocracia e taxas altíssimas em Portugal. Por mim desde que seja legal e os interesses futuros sejam garantidos (como se fosse nosso jogador) entao devíamos tirar partido de qualquer vantagem para poupar ou atrair jogadores importantes. E verdade que o jogador teve problemas em antigos clubes mas o Imbula teve problemas e o Quaresma entre outros... se fosse pistoleiro seria muito diferente. Que eu saiba ele nunca forcou saídas de clubes ou faltou a treinos que para mim e um desrespeito directo ao clube. Com 31 anos de idade acho que já aprendeu a se controlar mas se nao entao temos homens como Lopetegui e Pinto da Costa para lhe por as orelhas a arder ou a marchar de volta para o Uruguai (mesmo que seja a meio da época para que ele vaia treinar com a equipa fantasma do Sud America ).

    O Osvaldo tem algo que nao temos no plantel e tera que recusar uma proposta mais económica das Arábias... o Lucas Lima mesmo que consiga se adaptar a jogar sem tempo e espaço so vem pelo dinheiro, jogadores destes nao quero porque logo que um clube Chinês ou Russo entrar na cena com propostas vai querer um aumento salarial ou saída. Se Osvaldo optar pelo FC Porto sera porque tem ambição desportiva nao so interesse num bom ultimo contrato de carreira. Com a idade do Lucas Lima ele devia pensar em ganhar títulos importantes na Europa antes de encher os bolsos, tambem ja nao e um "teenager" para querer ficar no Brazil... Com a idade que tem já deveria ter saído do conforto do Brazil. Vai ter muitas saudades da mama se sair e problemas de adaptação a feijoada sem Cassava.

    ResponderEliminar
  2. Link Wikipedia de Lucas Lima https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_Rafael_Araújo_Lima

    Tem 25 anos!!! Nunca deixou Brazil! Ultima época jogou 85 jogos mas so marcou 9 golos num clube dos maiores no Brazil. Sua vinda so pode ser mesmo para pagar alguma divida com a Doyen e ai temos que pagar de uma maneira ou outra porque isto nao e o segundo clube de Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A idade é uma falsa questão. Até temos o exemplo do Jackson.

      Eliminar
  3. Boa noite

    Julgo que é a minha estreia neste espaço azul e branco...

    Osvaldo será sempre uma aposta de risco, mas a questão é saber que tipo de risco e de que dimensão face a outros candidatos. Por um lado, o risco desportivo e pessoal: será que vem acrescentar qualidade e golos ou vem desestabilizar o balneário... mas há outro risco em qualquer contratação, o financeiro. E aqui Osvaldo pode ser um risco menor, pelo duração do contrato, por ser empréstimo e pelos montantes envolvidos.

    Mas atenção, essa história dos impostos tem que ser bem explicada: teremos que ver quanto é que nos vai custar o empréstimo, porque os empresários desse clube apenas têm um objectivo: ganhar dinheiro.

    Sobre o Lucas Lima, parece bom jogador, não sei se com o perfil que mais falta nos faz (não é um "Óliver"). Já veremos, se acabar por vir. Quanto ao diz que disse, é demasiado ruído para se perceber o que vem de facto do jogador ou não.

    Do Porto com Amor,
    LAeB

    http://doportocomamor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar