Mostrar mensagens com a etiqueta Benfica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Benfica. Mostrar todas as mensagens

3 de abril de 2013

«Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado»

1ª jornada: Benfica - Braga: Douglão (expulsão, 70')
2ª jornada: Setúbal - Benfica: Amoreirinha (expulsão, 8'); Ney Santos (expulsão, jornada anterior)
3ª jornada: Benfica - Nacional: Mexer (expulsão, jornada anterior)
4ª jornada: Académica - Benfica: Rodrigo Galo (expulsão, 50')
5ª jornada: Paços de Ferreira - Benfica: Antunes (expulsão, jornada anterior)
6ª jornada: Benfica - Beira Mar: Nildo Petrolina (expulsão, jornada anterior)
7ª jornada: Gil Vicente - Benfica
8ª jornada: Benfica - Guimarães: Soudani (expulsão, jornada anterior)
9ª jornada: Rio Ave - Benfica
10ª jornada: Benfica - Olhanense: André Micael (expulsão, jornada anterior)
11ª jornada: Sporting - Benfica: Boulahrouz (expulsão, 80')
12ª jornada: Benfica - Marítimo: Roberge (expulsão, 65')
13ª jornada: Estoril - Benfica
14ª jornada: Benfica - FC Porto
15ª jornada: Moreirense - Benfica: Wagner (expulsão, jornada anterior); Augusto (expulsão, jornada anterior); Fábio Espinho (5º amarelo, jornada anterior); Filipe Gonçalves (5º amarelo, jornada anterior)
16ª jornada: Braga - Benfica: Haas (expulsão, 85'); Paulo Vinícius (expulsão, jornada anterior)
17ª jornada: Benfica - Setúbal
18ª jornada: Nacional - Benfica: Marçal (expulsão, 89'); Manuel da Costa (5º amarelo, jornada anterior)
19ª jornada: Benfica - Académica: Hélder Cabral (expulsão, 90'); Halliche (expulsão, jornada anterior)
20ª jornada: Benfica - Paços de Ferreira
21ª jornada: Beira Mar - Benfica: Pedro Moreira (expulsão, jornada anterior)
22ª jornada: Benfica - Gil Vicente
23ª jornada: Guimarães - Benfica: Douglas (expulsão, jornada anterior); Kanu (expulsão, 60')
24ª jornada: Benfica - Rio Ave: André Vilas Boas (expulsão, jornada anterior, sem sequer jogar); Filipe Augusto (5º amarelo, jornada anterior); Wires (expulsão, 59'); Fraga (expulsão, 71')
25ª jornada: Olhanense - Benfica: Luís Filipe (5º amarelo, jornada anterior)

11 jogadores expulsos em jogos contra o Benfica.
18 jogadores suspensos para jogos contra o Benfica.

4 de março de 2013

Critérios

Tocar a bola com as mãos implica um acto deliberado em que o jogador toma contacto com a bola com as mãos ou com os braços. O árbitro deve ter em consideração os seguintes critérios:
  • o movimento da mão na direcção da bola (e não a bola na direcção da mão);
  • a distância entre o adversário e a bola (bola inesperada);
  • a posição da mão não pressupõe necessariamente uma infracção;
  • o facto do contacto com a bola ser feito com um objecto que tem na mão (peça de vestuário, caneleira, etc.), não deixa de constituir infracção.
  • o contacto com a bola ser feito através de um objecto lançado com as mãos (bota, caneleira, etc.) também constitui infracção.
Informação retirada do site oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Depois de ler isto, compare os seguintes lances:

Mesmo jogo, mesma parte, mesmo árbitro, equipas diferentes, decisões diferentes.

22 de fevereiro de 2013

Para quem quiser ver!


Recentemente encontrei o vídeo acima, por acaso, numa das minhas aventuras pelo mundo da Internet. Na altura desvalorizei porque pensei tratar-se de mais um daqueles vídeos feitos por um qualquer adepto, numa tentativa desesperada de promover uma mentira qualquer a verdade. Mas não, este vídeo é mesmo oficial. Este vídeo está no canal oficial do Benfica no Youtube!

O Benfica, com este vídeo, tenta provar que afinal foram eles os prejudicados no recente jogo contra a Académica. Querem fazer de um penalti inventado no último minuto de jogo, um penalti legitimo. Querem fazer de um lance em que por ilusão de óptica parece haver um corte com o braço do defesa da Briosa, uma grande penalidade que ficou por marcar a favor do Benfica. Querem fazer de um jogo em que uma vez mais foram beneficiados, um jogo onde foram prejudicados. Querem fazer de uma invenção, a realidade.

Isto quer dizer muito sobre o que é o Benfica hoje em dia - um clube mentiroso, sem ambição, sem classe e sem vergonha.


Às vezes, as imagens falam por si.

11 de fevereiro de 2013

Jogar antes ou depois do rival


Pessoalmente, não considero como uma desvantagem declarada jogar depois do adversário directo. Se por um lado pode acrescentar alguma pressão em caso de vitória do rival, é uma motivação extra quando este perde pontos.

Ou talvez não.

Ontem, a equipa de Vítor Pereira teve uma oportunidade de ouro para cavar um pequeno, mas precioso, fosso de dois pontinhos para o Benfica, mas viu essa ambição esbarrar na falta de eficácia e nas luvas de Bracali. Tal como já tinha acontecido logo na ronda inaugural com o empate em Barcelos, e igualando o resultado do Benfica no dia anterior.
Tal como aconteceu na época passada em que não soubemos aproveitar o empate do adversário, precisamente contra o Olhanense, empatando na Mata Real.

Em todos esses jogos o F.C.Porto fez por ganhar mas a falta de eficácia falou mais alto, principalmente no jogo de ontem. Foram 29 remates e, desses, 16 foram parados por Bracali, sendo que Jackson ainda se deu ao "luxo" de falhar um penalty. Enfim, jogos que acontecem a todas as equipas, todos os anos.

Mas, para além do desacerto ofensivo, chamou também à atenção uma estranha intranquilidade e nervosismo da equipa, que aumentou a cada minuto e a cada oportunidade falhada. Frustrante tendo em conta o contexto em que inseria este jogo depois do que aconteceu na Choupana.

Teria o Porto vencido tranquilamente se o Benfica também o tivesse feito?

7 de outubro de 2012

Duarte Gomes confessa o óbvio

Duarte Gomes admitiu finalmente o que toda a gente sabia: é benfiquista. Acho que nem os mais distraidos foram apanhados de surpresa. Sem grande coisa para acrescentar deixo apenas o link para um post que escrevi no dia 8 de Abril de 2011 sobre este mesmo árbitro. Depois desta confissão, é engraçado reparar na sua nomeação e respectiva actuação para o jogo que, apesar de tudo, acabou por dar o título de campeão nacional ao FC Porto em pleno Estádio da Luz.

31 de maio de 2012

O misterioso agente da PSP

Grande parte do blogs pró-Benfica estão a partilhar um comentário feito por um alegado agente da PSP que estava de serviço no Dragão Caixa no já famoso jogo 5 da final do campeonato nacional de basquetebol. O comentário, feito em anonimato no blog Novo Geração Benfica, é o seguinte:
"Venho só dizer uma coisa....faço parte do corpo de intervenção que esteve no Dragão Caixa no jogo em questão, vou deixar aqui detalhes do que realmente se passou, se quiserem fazer isto publico estão à vontade, irão ter a confirmação disto tudo dentro de dias, no nosso relatório.Posto isto:
-O jogo foi por si bastante quentinho, por algumas vezes tivemos de intervir junto de adeptos por arremessos de objectos perigosos para a integridade de todos os atletas, uma vez que em movimento dificilmente acertas no alvo pretendido,os jogadores do banco foram os mais protegidos, mas também os mais massacrados;
-No término da partida, os festejos dos jogadores do benfica, foram contidos, havendo aquela situação entre o Atleta Nuno Marçal e o treinador Carlos lisboa;
-Após este incidente os adeptos começaram arremessar todo tipo de objectos para dentro campo, de seguida o atleta Nuno Marçal dirigiu-se À claque SD nos seguintes modos:
"Vocês vão deixar que eles festejem??Façam qualquer coisa, partam-nos todos..."
Ainda com os ânimos mais exaltados, tivemos de recorrer À força fisica e colocar em sentido alguns espectadores;
-Após carga policial, muitos de eles resolveram ir buscar paralelos, sim leram bem, paralelos ,para agredir o nosso corpo, como estávamos junto de outro publico, essas pedras caíram junto do mesmo abrindo cabeças de mulheres e ferindo até crianças; depois o Sr. Presidente da instituições vem dizer que fomos nós que batemos em crianças e em mulheres, quando são eles próprios a agredir as próprias mulheres e filhos;
-Para terminar, o jogador Rolando, defesa da equipa de futebol, estando presente no pavilhão ao terminar o encontro, foi abordado por um grupo de adeptos, dando-lhe um excerto de porrada desde a saída do pavilhão,até à sua viatura.
Poderão em breve confirmar isto tudo, mas disto ninguém feio falar o presidente e a sad desta instituição..."
Uma vez mais estas pessoas preferem viver no mundo da fantasia. A pessoa que inventou esta fantástica fábula não é infalível. Apesar da história estar bastante engraçada, o autor poderia ter-se dado ao trabalho de pesquisar o nome de um outro jogador do FC Porto para fazer o apelo aos Super Dragões, ao invés preferiu usar o único que viu falar na televisão. Já para não falar no detalhe que não há nenhuma imagem de nenhum órgão da comunicação social a provar o que ele disse durante toda a narração, nem tão pouco houve relatos de feridos nesse jogo.

Estas pessoas têm um ódio ao FC Porto tão grande que tudo o que for dito de mal sobre este é prontamente aceite sem se darem ao trabalho de verificar a sua veracidade. Todos os que partilharam este texto foi, em primeiro lugar porque são estúpidos e, porque apenas querem denegrir a imagem do FC Porto. Todos os benfiquistas que o partilharam nos seus blogs mesmo sabendo que não era verdade além de estúpidos são desonestos. Acredito que seja este o caso de todos eles.

28 de maio de 2012

Ignorância sem fim

Confesso que estive indeciso quanto ao título deste post. A primeira versão do mesmo foi "Um clube de burros", mas embora a esmagadora maioria o seja, desde os dirigentes ao mais comum dos adeptos, há no Benfica pessoas que merecem respeito. O que não é o caso do anónimo que comentou o post anterior, o Carlos Lisboa e os que escreveram o seguinte comunicado:
«Enganam alguns, algum tempo
A genética efectivamente define o carácter das pessoas. Mostrou ontem [dia 24] o Porto Canal a prova irrefutável que justificou toda a violência no Caixa Dragão. As “bárbaras” provocações de Carlos Lisboa foram exibidas e repetidas até à exaustão. Os restantes canais foram atrás, e reproduziram as “irrefutáveis” provas que as virgens ofendidas decidiram exibir, alguns com direito a lupa e ampliação. Esqueceram-se os responsáveis do Porto Canal de dizer uma coisa básica: que misturaram imagens do segundo jogo da Fase Final com imagens do quinto encontro. Imagens em que Carlos Lisboa reage ao maior provocador de todos, o treinador adjunto do FC Porto, com imagens dos festejos do título.

Mas a “provocação” do segundo jogo não deu em nada, o jogo acabou sem violência e sem reparo. Já a provocação do quinto jogo, essa sim é inadmissível de aceitar, porque afinal de contas representava a perda do título nacional. Esta é que foi a maior provocação de todas.

O mais incrível é que ninguém questionou ver nas imagens – supostamente do mesmo jogo – árbitros diferentes. Efectivamente quando não se sabe ser sério não se consegue jogar limpo em nada. Uma questão de genética.»
Este comunicado tinha como objectivo descredibilizar o FC Porto e o Porto Canal, mas apenas conseguiu ridicularizar o Benfica e confirmar o que as provocações não foram só neste jogo.

De facto foi uma tirada de mestre dizer num comunicado oficial que as imagens eram de dois jogos diferentes, como quem comunicava uma coisa extraordinária, quando no próprio vídeo o Nuno Marçal refere que se tratam de situações de dois jogos diferentes. Para que não restem dúvidas basta ouvir a partir de 1:32, onde ele diz "recordo outro acto, no jogo 2":


Ou seja, a tentativa do Benfica de mudar o assunto das conversas com a história das imagens manipuladas, foi apenas mais um episódio anedótico para o clube encarnado.

24 de maio de 2012

Carlos Lisboa, o palhaço

Quando ontem vi as notícias sobre os incidentes no Dragão Caixa, fiquei bastante surpreso pois estive a ver a transmissão do jogo e os minutos seguintes ao final da partida e o público estava sereno. Nada indicava que iria haver problemas, até porque o Benfica venceu o jogo justamente, muito por culpa de um melhor plantel que Carlos Lisboa tem à sua disposição se o compararmos com o de Moncho López.

Ora, foi precisamente o treinador do Benfica que provocou toda a situação que se seguiu.


Este senhor, juntamente com o que atira as camisolas para a bancada, foram a origem dos confrontos entre adeptos e a policia. Não bastando ainda conseguiram fazer-se de virgens ofendidas com a história que não os deixaram receber o troféu. Isto tudo com a conivência da comunicação social que apenas conta história pela metade.

Ainda bem que a SAD do FC Porto exigiu a transmissão do jogo no Porto Canal, caso contrário esta história nunca seria contada por completo.

Partilhem o vídeo pelo vosso Facebook, não fiquem calados.

19 de maio de 2012

Opiniões de quem não tem opinião

António-Pedro Vasconcelos, outro praticante do benfiquismo remunerado, tocou num ponto interessante no artigo de opinião (não necessariamente dele) que assina no jornal Record. Desse artigo destaco apenas o que me dá mais um motivo para acreditar que a máquina de propaganda benfiquista é baseada na máquina de propaganda nazi: «Ele sabe que é uma calúnia. Grave. Mas, tal como Jardim, na sua ilha, acha que pode dizer o que quer porque pensa, como Goebbels, que “uma mentira muitas vezes repetida torna-se verdade”.». Senão vejamos:

António Carraça - «Por que é que a nossa arbitragem erra em momentos decisivos?»
Jorge Jesus - «São erros que valem o campeonato.»
João Gabriel - «O título do FC Porto deste ano é um tributo da arbitragem»
Artur Moraes - «Não nos deixaram ganhar»
Rui Gomes da Silva - «Incompetência ou falta de seriedade»
Bruno César - «Houve coisas que nos prejudicaram»
Rodrigo - «A arbitragem condicionou-nos um pouco»
Matic - «Fomos vítimas de arbitragens, no mínimo, desastradas»

Penso que não é errado dizer que não se trata de uma coincidência o cineasta referir o nazi Goebbels quando no Benfica se está a utilizar as tácticas nazistas de lavagem cerebral e indução em massa para descredibilizar a vitória do FC Porto no campeonato.

Quem será o próximo a repetir a mentira? Será o Nazi Javi Garcia? A resposta virá nos próximos dias.

14 de maio de 2012

A união faz a força

No meu último post (Rui Santos, o pseudo-intelectual) alertei para o facto de as prostitutas intelectuais afectas ao Benfica estarem a apelar a uma união entre benfiquistas e sportinguistas contra o FC Porto.

Espero sinceramente que esta operação de charme junto dos sportinguistas resulte e que ambos os clubes se juntem contra o FC Porto.

Na imagem ao lado temos a habitual diarreia mental de Domingos Amaral. Reparem como também ele sentiu necessidade de passar a mão pelas costas dos sportinguistas.

É engraçada esta maneira de pensar por parte deles. Será que depois da fusão entre o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica iremos ter uma fusão entre o Sport Lisboa e Benfica com o Sporting Clube de Portugal? A ideia até não está má. Clube Sporting Lisboa e Benfica de Portugal. Com esta fusão o FC Porto teria de esperar mais umas décadas para ser o clube com mais títulos, assim os benfiquistas poderiam ficar mais descansados.

Os sportinguistas passavam a apresentar-se como benfiquistas e a dizer com orgulho "sou adepto do maior clube do mundo, o Clube Sporting Lisboa e Benfica de Portugal!". Luís Filipe Vieira seria o presidente do CSLBP e chegaria assim à tão desejada marca de 300 mil associados. Apesar de tudo o FC Porto continuaria a ser o clube português com mais títulos internacionais.

O que é certo é que os praticantes do benfiquismo remunerado continuam a espalhar a palavra e já se notam efeitos.

Na minha habitual visita a alguns blogs deparei-me com alguns posts onde benfiquistas e sportinguistas apelavam a um trabalho conjunto entre as SAD dos dois clubes para atacar o FC Porto, dos quais destaco este:
«Os Loucos de Lisboa

Uns acham que está tudo bem, continuam a apoiar o presidente que dez anos depois não devolveu o clube aos grandes títulos com a frequência que prometera. Outros festejam exuberantemente um 4º lugar no campeonato. São os loucos de Lisboa. Não se ponham a pau que vai voltar brevemente aquela conversa do campeonato da 2ª circular.

A incapacidade de auto-crítica que existe dentro de Benfica e Sporting é assustadora. Nós continuamos a achar que tudo corre a nosso favor, continuamos a ser os maiores, as arbitragens desculpam tudo, o presidente é o melhor que nos podia ter acontecido, se despedir o treinador faz bem porque sim e se o mantiver faz bem porque sim. Em Alvalade continua o ódio e a obcessão doentia com o Benfica. Filhos desta, filhos daquela, festejam-se títulos do Porto, a descendência de Roquette (Franco, Bettencourt e Godinho) continua a espalhar miséria e a delapidar o património, o clube está uma confusão mas o que interessa é olhar para o Benfica, fomentando e alimentando um ódio patético.

Não olhem para onde está o verdadeiro problema que não é preciso. Está dentro de portas, na falta de organização, de exigência e de competência internas. E está fora de portas, a 300 kms dos estádios da Luz e de Alvalade. Não se unam que o Porto agradece.
»
Isto é apenas mais uma prova da influência que jornais como o Record e A Bola têm junto dos adeptos. Depois ainda se fazem de vitimas quando o FC Porto lhes aponta o dedo. O meu único desejo é que um dia se Sporting e Benfica se unirem então que estes jornais também o façam. Não vale a pena pensar muito no nome, «O Anti-Porto» seria perfeito.

10 de maio de 2012

Rui Santos, o pseudo-intelectual

Quem tem estômago para ler os artigos de opinião de Rui Santos no Record ou de ouvir os seus delírios no "Tempo Extra" da SIC Notícias, já sabe que a honestidade não é o ponto forte deste senhor.

O seu benfiquismo não assumido impede-o de ser isento nas suas opiniões. Isso não seria problema nenhum se ele o admitisse, mas ele próprio se considera uma pessoa isenta.

Hoje, no jornal Record, pode ler-se no artigo de Rui Santos que é um facto que as arbitragens provocaram danos a Sporting e Benfica na segunda volta do campeonato. E que exemplos dá ele para provar isso? Nenhum. Ou seja, temos de confiar na palavra dele.

Toda a gente viu o que se passou em Barcelos no Gil Vicente - FC Porto e toda a gente viu que o FC Porto venceu bem o Benfica na Luz e o Sporting no Dragão. É claro que as pessoas como o Rui Santos não conseguem ver para lá do óbvio e o golo do Maicon será sempre o único lance polémico do Benfica - FC Porto, ignorando assim os vários lances que o FC Porto se pode queixar. Já no jogo FC Porto -Sporting o árbitro expulsou bem dois jogadores do Sporting e assinalou correctamente uma grande-penalidade a favor do FC Porto. Conclusão: choro dos sportinguistas e um conveniente ombro amigo por parte dos benfiquistas.

Rui Santos vem agora com estas falas mansas tentar puxar os sportinguistas para o lados dos benfiquistas, numa espécie de irmandade contra o FC Porto, como nos bons velhos tempos.

7 de maio de 2012

Pré-campanha de Vieira já começou


Depois de ter estado em retiro espiritual no Brasil (as más línguas dizem que fugiu à contestação dos adeptos quando a confirmação do FC Porto como campeão se aproximava), Luís Filipe Vieira regressou em grande e já deu missões a todos os seus lacaios.

Como era de prever a campanha de Vieira não é mostrar um projecto sólido para o Benfica. O projecto de Vieira assenta em dois pressupostos: Denegrir a imagem do FC Porto e a utopia.

 As entrevistas nos órgãos oficiais do clube têm-se multiplicado. Desde as promessas de António Carraça por um Benfica a lutar pela Liga dos Campeões à BenficaTV, passando pela entrevista de Jorge Jesus ao jornal A Bola afirmando que não está disponível para treinar o FC Porto, acabando no pau-mandado número um - João Gabriel - a afirmar que a classificação da liga está viciada por causa dos erros de arbitragem.

Tudo isto é uma história já gasta nos últimos anos, mas parece resultar na grande maioria dos benfiquistas. Espero que os sócios do Benfica que subscrevem a ideologia de Luís Filipe Vieira tenham a disponibilidade de no próximo acto eleitoral votarem no mesmo. Que personagens como Jorge Jesus, António Carraça e João Gabriel se mantenham e se sirvam do Benfica durante muitos anos.

1 de maio de 2012

O futuro próximo é negro, muito negro

Confesso que resisti ao máximo a transcrever o texto que podem encontrar mais abaixo. O texto foi retirado daqui, embora, como podem ver na explicação prévia do mesmo, não seja escrito por nenhum dos autores do blog em questão.
Carta aberta, pelo Benfiquista de 2025

O Shoky é um gajo genial. Começou por espalhar magia na blogosfera em 2006 e assim foi, regularmente, até 2009. Depois fartou-se e foi pregar para outra freguesia. Cansou-se do estilo dos blogs e cansou-se dos patéticos apoios a Vieira. Nos 3 anos que esteve regularmente no Eterno Benfica, escreveu muitos e bons posts, que me fizeram querer vir para aqui escrever e que me serviram de inspiração. Foi, a par do Sir e do Galaad, dois outros membros desta casa que andam semi-desaparecidos, uma inspiração. Hoje, o Shoky deixou este texto escrito num fórum. Aproveitem e pensem.

«Caro amigo sofredor, escrevo-te esta carta para te avisar.
Achas que as coisas estão más e jamais esta situação poderá piorar. O mundo está negro e não há esperança no futuro.
Não podias estar mais...certo. E errado, ao mesmo tempo.
Certo porque realmente a coisa estava negra. Errado porque tudo podia piorar. Podia e piorou.

“Como?” - perguntas tu...que se passou nestes 13 anos?
Estamos em 2025 e todos éramos capazes de dar uma perna para mudar o rumo dos acontecimentos nefastos que nos colocaram onde estamos agora.
Ganhámos campeonatos? Sim. 2.
2 míseros campeonatos. O Porto somou 9, o Braga 1 e o Sporting 1.
Portanto, se tu achas que estás mal...imagina eu. Sou tu daqui a 13 anos. Com mais cicatrizes, marcas no peito e arrependimentos.

Tudo começou onde tu te encontras.
A desculpa da arbitragem era fácil. E ficámos por aí. O treinador era sempre um burro...e a direcção passava entre os pingos de chuva. Chegaram as eleições e o Vieira deu mais uma banhada nos "abutres e profetas da desgraça". Meia dúzia de patacoadas contra os árbitros, acusações trocadas com o Jesus (tricampeão pelo Porto anos depois) e 2 ou 3 nomes sonantes bastaram. 80%.

Continuámos a apoiar os corruptos que lideravam o nosso futebol. Continuámos a perder. O Porto continuou a ganhar. Fortaleceu-se e foi inclusive a uma final da Liga dos Campeões. Graças a Deus apanhou um Real Madrid fortíssimo na final e perdeu 1-0. Por pouco não nos passavam em títulos europeus.
O Benfica ganhou 2 títulos. Um com uma grande equipa, mas à rasquinha. Outro num ano atípico de todo em que o Porto vacilou de início e tínhamos um grande treinador. Títulos espaçados no tempo e sem sequência de vitórias.

O senhor presidente foi corrido 7 ou 8 anos depois donde tu estás, mas os estragos já estavam feitos. Ele é agora conhecido como “O Tirano dos Pneus”. Hoje em dia ninguém assume que votou nele. Pelo contrário. Foi expulso de sócio e tudo.
Uma crise gravíssima, foi o seu legado. Isto com negócios duvidosos como capa dum trabalho miserável e lesivo para com o Sport Lisboa e Benfica.
Um clube apático e derrotado, com gente com vontade mas sem capacidade foi o que ficou. Quem o seguiu teve muita ambição... mas pouco engenho para melhorar a situação. A crise financeira não deu para muito mais também.

Em relação às boas noticias...o velho bateu a bota em 2022. Overdose de viagra. Foi um festão nacional. Cantou-se no minuto de silêncio no Estádio da Luz e tudo.
O Porto entrou em convulsão interna e perdeu o campeonato.

E pronto. É tudo de boas notícias.
Foi o Braga a ganhar esse campeonato, ultrapassando-nos a 2 jornadas do fim, com uma vitória em Alvalade, enquanto nós empatávamos em casa contra o Nacional, a 0. Fomos muito roubados. Sim, isso continua. Mas quem nos lidera apesar de barafustar muito, não tem poder de mudar seja o que for. Foram muitos anos a apoiar corruptos.
O Porto acordou no ano seguinte e é, neste momento, bicampeão nacional. O primeiro foi disputado até ao fim com o Braga, que perdeu por uma distância de 10 pontos para eles. Conquista épica. O renascimento andrade. Mesmo a tempo de nos mandar a bomba. Passarem-nos em Campeonatos Nacionais.
E neste último, à 10ª jornada, já eram campeões. Nós ficamos em 4º lugar.
A convulsão interna foi grande mas durou pouco. Nós não aproveitámos e deixámo-los renascer. Perder o título para o Braga foi uma machadada funda.
O velho é agora o mártir da nova vaga de andrades. Em morto é tão poderoso como em velho. E foi para ele que foi o 35º título... nós temos 34. Todos limpos...mas somos o 2º. Estamos atrás e sabemo-lo.
E não vemos como mudar a situação. O Benfica foi enterrado e nós ajudámos.

Se ao menos pudéssemos voltar atrás.
Teríamos feito tudo de forma tão diferente.
Tu ainda podes mudar tudo.

Tu ainda podes...»
Como podem ver o futuro para nós, os portistas, não será risonho. Apesar de conter algumas boas notícias, se esta visão se realizar (mais parece uma profecia, tais os detalhes que o autor apresenta) significa que teremos de esperar até 2025 para que o FC Porto seja o clube português com mais campeonatos ganhos. Durante esse período teremos de ver o Benfica ser campeão por duas vezes, o Sp.Braga por uma e até o Sporting será campeão por uma vez! Parece que vamos mesmo ter de aguentar com o Jorge Jesus, com o qual festejaremos três vezes a vitória no campeonato. Apesar de o campeonato de 2024/2025 ser conquistado por nós à 10ª jornada, numa das épocas entre 2012/2013 e 2024/2025 iremos passar pelo supremo sofrimento de perder uma final da Liga dos Campeões.

Espero que os portistas se saibam unir e ultrapassar os anos difíceis que estão para vir. Pode ser que de 2025 em diante tudo seja melhor.

26 de abril de 2012

Afinal faltam-nos três vitórias

Desde dia 6 de Março de 2012 que venho a fazer uma espécie de contabilidade dos pontos que faltam para que o FC Porto volte a ser campeão. Esta semana fiquei a saber que muito provavelmente terei de fazer estas contas novamente. Isto porque os jogadores da União de Leiria não recebem os seus salários à cerca de quatro meses e ameaçam faltar aos jogos que faltam realizar caso a situação não seja regularizada.

Se o clube de Leiria comunicar à Liga a sua desistência todos os seus jogos serão anulados, o que fará com que o FC Porto fique sem seis pontos enquanto o Benfica ficaria apenas sem três porque ainda só jogou por uma vez com a União de Leiria.

Embora o FC Porto fique com três jogos para disputar e o Benfica apenas com dois, a situação não deixa de ser prejudicial para o líder do campeonato pois perde a vantagem de quatro pontos para o segundo classificado para apenas um. Claro que há a hipótese de recuperar a vantagem, mas passamos de uma situação de vantagem de quatro pontos para uma situação de possível vantagem de quatro pontos.

Mesmo a luta entre Benfica e Sp.Braga ficaria viciada pois a equipa do Minho perdeu um dos jogo com a União de Leiria e assim sendo mantinha a diferença de três pontos para o Benfica mas ficaria com a vantagem de poder igualar os encarnados na tabela na jornada em que o Benfica iria defrontar a equipa leiriense.

Esqueça as contas que fiz aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Neste momento o melhor é vencer os últimos três jogos e no fim fazer as contas para aí sim, festejar caso haja motivo para tal.

19 de abril de 2012

Síndrome do irmão mais novo

O FC Porto tem sido acusado durante os últimos anos, talvez décadas, de se comportar como o irmão mais novo que invejava e desejava ser superior ao irmão mais velho, neste caso o Benfica.

A rivalidade foi ganhando força com o passar dos anos e parece ter atingido o seu ponto máximo na última época. Desde o dia em que o FC Porto passou a ser o clube português com mais títulos que a «Síndrome do irmão mais novo» passou para o outro lado.

É óbvio que o Benfica é um grande clube com uma grande história, por isso não devia precisar que alguém ande constantemente a tentar elevar o ego dos seus adeptos. Os jornais A Bola e o Record são o expoente máximo desta situação.

Toda a gente sabe que o FC Porto é o clube português que venceu mais competições oficiais, quem diz o contrário está a mentir deliberadamente. As provas são evidentes e a situação está a passar de ridícula a vergonhosa. Eu pensava que a função de uma entidade informativa era informar as pessoas de forma correcta e não da forma que mais lhe agradar.

Está na hora de alguém chamar estas pessoas à realidade. Alguém que lhes diga que o irmão mais novo cresceu muito enquanto o mais velho parou a olhar para o que havia feito no passado. Neste momento quem manda em casa é o mais novo, habituem-se a isso.

30 de março de 2012

Obrigatório vencer

O FC Porto tem obrigatoriamente de vencer este jogo frente ao Olhanense para continuar a depender apenas de si para revalidar o título de campeão de Portugal. Imediatamente após o final do FC Porto-Olhanense, começa no Estádio da Luz o Benfica-Sp.Braga. Este facto dá ainda mais importância à vitória neste jogo, pois já é certo que pelo menos um dos adversários directos perderá pontos.

Partindo do princípio que o FC Porto vence o seu jogo, os seguintes cenários são possíveis:
  • Sp.Braga e Benfica empatam: o FC Porto assume o primeiro com um ponto de vantagem sobre o Sp.Braga e três sobre o Benfica. Com esta combinação de resultados o empate em Braga na próxima jornada é suficiente para o FC Porto manter a primeira posição, mesmo que o Benfica vença o Sporting em Alvalade.
  • Sp.Braga vence o Benfica: o Sp.Braga mantém-se como líder da classificação com um ponto de vantagem sobre o FC Porto e cinco sobre o Benfica. Com esta combinação de resultados o FC Porto terá de vencer em Braga para voltar a liderar a classificação.
  • Benfica vence o Sp.Braga: o FC Porto passa a liderar o campeonato com um ponto de vantagem sobre o Benfica e dois sobre o Sp.Braga. Se isto acontecer, o FC Porto terá de vencer em Braga para continuar líder independentemente do resultado do Sporting-Benfica.
Olhando a estes cenários, parece-me evidente que o melhor resultado para o Benfica-Sp.Braga será mesmo o empate.

São muitas contas. Contas essas que eram completamente desnecessárias se a nossa equipa tivesse comprido o seu dever frente à Académica e ao Paços de Ferreira, para falar apenas nos deslizes mais recentes. Agora não temos outra solução a não ser vencer os nossos jogos todos, caso contrário o título poderá torna-se numa miragem.

22 de março de 2012

Porque mente Jorge Jesus?

Mente porque sabe que está a agir mal. Onde escrevi "mal" leia-se "contra a lei". Mente descaradamente e de todas as maneira que pode.

“Nas leis do jogo não existe a palavra bloqueio. Existe sim antecipação. Isto é uma forma de alertar para a qualidade das nossas bolas paradas. Não trabalhamos bloqueios, isso é no basquetebol. O que eu digo aos meus jogadores é que, quando estão agarrados, têm de arranjar maneira de deixarem de estar agarrados. Eu quero é que os árbitros vejam o que fazem aos nossos jogadores. É natural que os jogadores se agarrem uns aos outros. Mas os grandes prejudicados somos nós, pois o Luisão e Javi são sempre agarrados. Aliás, no segundo golo frente ao FC Porto o Luisão está a ser agarrado. No meio desta situação, os jogadores do Benfica são sempre os prejudicados”.

 A imagem não deixa dúvidas, mas se juntarmos a isto as declarações de antigos jogadores que trabalharam com o actual treinador do Benfica a situação fica bem clara: Jorge Jesus é um mentiroso compulsivo e é um especialista em sacudir a água do seu capote.

Jorge Coroado não podia ser mais claro em relação a este assunto: “O bloqueio será sempre considerado falta quando o jogador não tem objectividade na disputa da bola e antes e só na perturbação do adversário. É falta sempre que um jogador se interpõe entre o adversário e a bola, não se preocupando em jogá-la e sim em travar a marcha do adversário.

Já na altura da vitória do FC Porto frente ao Benfica por 3-2 para o campeonato, foram publicados em vários blogs de apoio ao FC Porto posts a alertar para esta situação, concretamente para o lance do 2-2 em que Luisão vem de posição de fora-de-jogo bloquear o Rolando para o Cardozo aparecer completamente só e fazer o golo. O que diz a lei do jogo sobre o assunto?
Lei 11
Um jogador na posição de fora-de-jogo só deve ser penalizado se, no momento em que a bola é tocada ou jogada por um colega de equipa, o jogador toma, na opinião do árbitro, parte activa do jogo: intervindo no jogo ou influenciando um adversário ou tirando vantagem dessa posição.
É pena que os responsáveis do FC Porto tivessem acordado tarde para este assunto. Jorge Jesus já está quase há três épocas no comando do Benfica e só depois de termos sofrido golos duas vezes seguidas com estes truques é que alguém decidiu falar. Lamentável.

21 de março de 2012

Mentes brilhantes

Como escrevi no post anterior não vou dar demasiada importância a este lance (ver imagem ao lado), mas com isso não quero dizer que sou otário. Esta imagem (e outras semelhantes) pode ser encontrada por essa blogosfera fora em blogs afectos ao Benfica como uma prova que Hulk estava mesmo em fora-de-jogo.

Se tivermos em atenção o corte da relva facilmente reparamos que a linha desenhada por esta mente brilhante não é paralela com a linha do relvado. Ou o senhor que corta a relva é muito incompetente ou o bandeirinha errou. Espera aí... será que se a linha defensiva tiver na diagonal e o adversário estiver nas costas da mesma está na mesma em fora-de-jogo? Fica a pergunta para quem souber responder.

Não me canso de repetir esta ideia, o facto de se dever desvalorizar este lance não apaga o facto de ele ter existido, por isso façam-nos o favor de não nos tentar atirar mais areia para os olhos.

Quem parece que também desvalorizou este lance foi o jornal A Bola. Não foi o único, mas depois da capa que fez no dia seguinte ao último Benfica-FC Porto não poderia deixar de falar sobre o assunto. Pelos vistos um fora-de-jogo tem mais ou menos valor dependendo da cor das camisolas. É uma pena que assim seja, caso contrário a capa d'Abola de hoje seria algo deste género:

Não sejamos ridículos

Quem diz que não se importa com o facto de ter perdido este jogo contra o Benfica mente. É óbvio que desde a criação da Taça da Liga o FC Porto sempre a desvalorizou dando prioridade às competições mais antigas. No entanto, esta época tínhamos uma boa oportunidade de a ganhar porque já fomos eliminados das competições europeias e da Taça de Portugal. E, apesar de algumas poupanças neste jogo, foi isso que tentamos fazer. Não deu.

Por lapso no meu post anterior coloquei o Cristian Rodríguez na equipa que eu escolheria para titular quando ele nem tinha sido convocado. Se tivesse reparado no meu erro a tempo talvez escolhesse mesmo o Palito para a esquerda do ataque como fez Vítor Pereira. Quanto ao resto da equipa seria a mesma que coloquei na imagem do post.

Quanto ao jogo, ambos os treinadores decidiram poupar alguns elementos e o Benfica venceu porque faltou inteligência à nossa equipa para segurar o 1-2. Então o lance que dá o terceiro golo do Benfica não pode acontecer de maneira nenhuma. O Cardozo é muito mais lento que toda a nossa defesa.

Não vou dar importância ao lance que deu o 2-2 ao Benfica nem o fora-de-jogo mal tirado ao Hulk perto do final. Não o faço porque o FC Porto esteve em vantagem no jogo e podia ter marcado por várias vezes antes do Benfica assumir o jogo e, depois de mandar três bolas ao ferro, empatar. A equipa não teve inteligência para gerir o jogo.

A ausência de Fernando têm-se notado bastante e acredito que com ele em campo neste jogo o resultado teria sido diferente. A equipa começou a perder a luta no meio-campo a meio da segunda parte e alguns minutos depois o Benfica chegou ao 3-2. Um dos motivos que me levariam a escolher Mangala para trinco era dar força ao meio-campo. Força essa que Moutinho, Lucho e Defour não podem dar.

Não foi um jogo espectacular mas foi bem disputado e teve bastante emoção, por isso pode considerar-se que foi um bom jogo. Já a transmissão televisiva foi um pouco "à BenficaTV". Sabiam que o golo do Maicon do jogo da liga foi em fora-de-jogo? Desde o início do jogo que os comentadores mostraram de que lado estavam. Na SIC não era de esperar outra coisa.

Era óbvio que todos queriam vencer este jogo, não tanto pela competição em que ele estava inserido mas pelo simples facto de ser um Benfica-FC Porto. Eu confesso que esperava uma vitória do FC Porto, mas infelizmente ganhou o Benfica.

Espero que este jogo não tenha influência negativa no plantel para o que falta do resto do campeonato. Porque, ao contrário do que disse o iluminado Jorge Jesus, este jogo não provou nada. Os jogadores do FC Porto têm agora de dar tudo nos últimos sete jogos desta época para conseguirem ser campeões e aí sim dizerem "nós somos a melhor equipa.".

20 de março de 2012

Será que esta taça interessa a alguém?

Se nos formos basear nas palavras de Jorge Jesus e Vítor Pereira (e até de Pinto da Costa) parece que não.

É engraçado que a LPFP, através do regulamento da competição, continue a favorecer aqueles que menos se interessam por este troféu. O facto dos oito primeiros classificados da Primeira Liga só entrarem quase na fase final da prova é para mim vergonhoso.

Numa altura em que o alargamento das ligas profissionais e o regresso das equipas B se encontram mal encaminhados, não seria oportuno rever esta competição? E que tal as equipas começarem todas ao mesmo tempo? Porque não obrigar as equipas a jogarem de inicio com quatro jogadores formados no país?

Actualmente é obrigatório jogarem dois portugueses formados em Portugal durante pelo menos 45 minutos cada um. Se olharmos para a convocatória do FC Porto chegamos à rápida conclusão que só temos Rolando, Moutinho e Varela que cumpram esses requisitos.

É um situação muito perigosa levar a equipa a ter de jogar com 10 por "opção" para não perder o jogo na secretaria. Vamos imaginar que o Moutinho e o Rolando chocam e têm de ser ambos substituídos aos 5 minutos de jogo. Obrigatoriamente teria de entrar Varela para o lugar de um deles e só aos 45 minutos de jogo se poderia efectuar a outra substituição. E o caso ainda podia piorar! Bastava para isso o Varela lesionar-se também e o FC Porto teria de jogar até ao intervalo reduzido a nove jogadores por causa do regulamento (e também por falta de jogadores da formação, claro). Já nem falo do caso de acontecer uma expulsão de um deles, aí sim seria o caos...

Eu sei que é improvável, muito mesmo, que isso aconteça, mas é possível. Visto isto era o onze que está na imagem que eu escolhia para este jogo com base nos convocados. Bracali é o dono da baliza nas taças daí Helton nem ir para o banco. Aproveitaria também para fazer descansar o Álvaro Pereira e o Lucho, dando oportunidade de jogar ao Alex Sandro e ao Defour. James ficaria no banco porque, na minha opinião, rende mais quando é lançado na partida do que quando é titular. Mangala ficaria com o lugar do lesionado Fernando.

A opção por Mangala no meio-campo deve-se principalmente ao facto de em caso de lesão de um dos portugueses durante a primeira parte ter de entrar Varela. Quanto a isto já vimos que não há nada a fazer a não ser prevenir esse cenário da melhor maneira possível. Assim sendo, em caso de acontecer um azar com o Rolando, passava o Mangala para o centro da defesa e a dupla Defour-Moutinho assumiria o meio-campo defensivo com Varela ou a ficar no apoio directo ao ataque. Se fosse o Moutinho a ter de sair do jogo por lesão seria um pouco mais simples, o Cristian Rodríguez passava para junto do Defour à frente de Mangala no meio-campo ficando o Varela a jogar como extremo.

Vítor Pereira tem uma tarefa particularmente difícil neste jogo. Se você estivesse no lugar dele o que faria? Visite http://www.somosporto.org/index.php?topic=892.0 ou use a caixa de comentários aqui do blog para dar a sua opinião.