8 de fevereiro de 2016

Um estratégia de comunicação peculiar

Há algum tempo, talvez anos, que a SAD do FC Porto não dá sinais de vida e há já quem a compare à presidência de Cavaco Silva. A nação bem que gostaria de ouvir pela boca de quem de direito o que realmente se passa, mas quando algum responsável portista fala limita-se a sacudia a água do capote.

No meio de tanto silêncio surgiu recentemente um movimento que pode tornar o FC Porto um caso único em Portugal: as mulheres dos intervenientes a darem a cara por eles.

Vítor Baía criticou a SAD? Não há problemas, a Fernanda, actual esposa de Pinto da Costa, já lhe responde através do Instagram. Curiosamente, foi na mesma rede social que a mulher de Maicon, logo após este ter virado as costas ao jogo, decidiu vir dar a entender que o camisola 4 portista tem jogado lesionado e ainda colocar em causa o profissionalismo da equipa médica do clube.

Enquanto aguardo ansiosamente por um tweet da esposa do Dr. Nélson Puga, espero que os responsáveis do FC Porto mudem rapidamente de estratégia e passem de espectadores a intervenientes. Porque o clube está a afundar e eles continuam a assobiar para o lado. A continuar assim vamos acabar a época sem qualquer título e com as esposas de Lopetegui e Peseiro a trocarem galhardetes pelo facebook.

7 de fevereiro de 2016

Por favor, vendam o Danilo para a China


Nota prévia: foi claro para todos - ou quase todos porque as múmias da Sporttv preferiram não comentar a repetição - que o FC Porto viu um golo ser-lhe anulado de forma indevida. Esse golo daria o 2-1 e se calhar estaríamos agora aqui perante outro resultado, no entanto na mudaria em relação ao que se passou em campo.

O jogo de hoje parecia uma brincadeira de Carnaval. Uma brincadeira onde metade dos jogadores do FC Porto estavam ainda a benzer-se enquanto os jogadores do Arouca caminhavam rapidamente para o 0-1. Ninguém pressionou a saída de bola e a equipa visitante soube explorar bem o facto de José Ángel não estar nem perto dos requisitos mínimos do que deve ser um lateral-esquerdo de uma equipa de topo no que ao capitulo defensivo diz respeito. "O jogo só termina quando o árbitro apita" é uma das expressões mais antigas do futebol, mas alguém diga ao jogadores portistas que também começa ao mesmo som e não quando mais lhes convier.

Depois desse golo madrugador seria de esperar um FC Porto com vontade de dar a volta ao resultado, mas, apesar de ter tido oportunidades e ter mesmo conseguido fazê-lo, não foi o que se verificou a não ser num jogador: Danilo Pereira.

O Ex-Marítimo correu do inicio ao fim e praticamente só ele merecia outro resultado. Uma atitude competitiva que deveria ter contagiado os companheiros de equipa mas, infelizmente, não o fez. Não por culpa dele mas sim dos próprios companheiros. Danilo é neste momento um corpo estranho na equipa uma vez que parece ser o único com vontade de correr e lutar por resultados melhores. Condicionado pelo facto de estar "à bica" e poder falhar a visita à Luz caso visse o cartão amarelo - e ainda bem que não o fez, porque caso contrário mais valia não aparecer a esse jogo - não se coibiu de arriscar na altura de recuperar a bola e mesmo após várias pequenas lesões continuou em campo com a mesma disponibilidade com que começou o jogo. Já vi capitães no FC Porto com muito menos motivos...

Poderia estar aqui a falar das opções duvidosas de José Peseiro no que às substituições diz respeito - Varela entrou para quê? Se não estava em condições, porque foi Suk para o banco? Por alma de quem é que o Brahimi foi substituído? -, ou da atitude deplorável de Maicon ao fugir literalmente do jogo, ou ainda do golo mal anulado, mas tudo isto se torna relativo quando não existe a mínima vontade de ganhar.

Por isso deixo um bem haja ao Danilo e expresso o meu desejo para que fique muitos anos no meu clube. No entanto não posso deixar de dar o conselho à SAD: vendam-no o mais rápido possível para a China pois a jogar numa equipa tão inofensiva corre o risco de desvalorização ou, pior ainda, contaminação. E todos nós sabemos que o que importa mesmo são as grandes vendas, os títulos estão sobrevalorizados. #tudonossonadadeles

3 de fevereiro de 2016

O negócio Mangala

Bruno de Carvalho, o novo profeta do futebol português, fez ontem, através do facebook - o que, pessoalmente, prefiro já que me poupa de ouvir aquela voz típica de quem tem qualquer coisa enfiada na extremidade do sistema digestivo que originalmente servia apenas como saída - um balanço do mercado de inverno. Entre outras coisas, talvez ainda meio atordoado por ter acabado de receber a comunicação oficial da contratação de Carrillo por parte do Benfica, decidiu por em causa o negócio que o FC Porto fez com Imbula e deixou ainda no ar insinuações sobre a venda de Mangala ao Manchester City. Assim sendo, deixo aqui, por ordem cronológica, os comunicados portistas à CMVM em relação ao assunto:


Está tudo no site da CMVM e, ao contrário de outros, o FC Porto nunca foi acusado de mentir à entidade...

Se alguém conseguir explicar o que queria insinuar o presidente do Sporting, por favor deixe um comentário. A Bruno de Carvalho deixo um desafio: já que está numa de falar de negócios, explique-nos o negócio Rojo.